segunda-feira, 6 de abril de 2009

A revolução da Biomimética

Se é verdade que “a natureza é sábia”, então o caminho mais rápido e eficiente para inovações radicais é observar e adaptar seus processos mais inteligentes à criação e produção de materiais e à organização das relações corporativas. Essa é a proposta da Biomimética (bios = vida, mímesis = imitação), que já vem sendo aplicada ao desenvolvimento de materiais e gestão de empresas, usando a natureza como um “laboratório” eficiente e gratuito que já testou suas soluções ao longo de milhões de anos de tentativa e erro.

Quer exemplos ? O velcro veio da observação de George de Mestral sobre os carrapichos de grama agarrados ao pelo do seu cachorro, idem os solados de doc-sides usados por velejadores, inspirados nas ranhuras da pata de um cão. O laboratório Sandia/USA pesquisa baratear a osmose reversa que consome muita energia imitando a eficiência das células humanas para dessalinizar água. Michael Pheps se avantajou nas piscinas olímpicas graças à roupa com tecido de baixo atrito que imitava a pele dos peixes. A Airbus aplicou uma lâmina sobre as asas dos aviões que imita a pele do tubarão, ganhando economia de combustível e redução de atrito. A canadense Nexia, introduziu um gene de aranhas em vacas e ovelhas e, do leite resultante, sintetiza uma fibra tão forte quanto a teia de aranha e dez vezes mais resistente que o aço. A Mercedes-Benz prepara um carro biônico, leve e ultra-resistente, inspirado na aerodinâmica e estrutura de escamas hexagonais do peixe-cofre. As empresas se organizam em redes que imitam estruturas fractais, como a Genolyptus (que envolve a Embrapa e indústrias de celulose) ou o Projeto Genoma Humano, que acelerou a decodificação do DNA através de uma imensa teia colaborativa mundial.

Em tempos de sustentabilidade, cabe mudar o pensamento empresarial e científico: não mais o que podemos extrair da natureza, mas sim o que ela pode nos ensinar com seus modelos geniais.

Suzana Sattamini
Eng. de Petróleo Pl.
CREA 40-836-D. CREA R.J.
PETROBRAS/CENPES
Gerência de Avaliação e Monitoramento Ambiental
suzana@petrobras.com.br
Tel: (21) 38654779
Cel.:(21) 8212-9649
Fax: (21) 38654673

Conheça a Comunidade Virtual de Educação Ambiental :
http://cv.universidade.petrobras.com.br/edamb/

Nenhum comentário:

Postar um comentário