segunda-feira, 13 de abril de 2009

Mercantilização da Infância

MERCANTILIZAÇÃO DA INFÂNCIA – UM PROBLEMA DE TODOS

A cargo de Isabella Vieira Machado Henriques e Lais Fontenelle Pereira

Ninguém nasce consumista. O consumismo é um hábito que se tornou uma das características mais marcantes da sociedade atual. Não importa o gênero, a faixa etária, a nacionalidade ou a crença. Hoje, todos são impactados pela comunicação mercadológica que nos convida a consumir de modo irrefletido contribuindo para a insustentabilidade do planeta.
Ainda em pleno desenvolvimento e, portanto, mais vulneráveis que os adultos, as crianças não ficam fora dessa lógica e sofrem cada vez mais cedo as graves conseqüências relacionadas aos excessos do consumismo na infância, tais como: obesidade infantil, erotização precoce, consumo de tabaco e álcool, estresse familiar, banalização da violência, entre outros.
Hoje em dia as crianças são convidadas, cada vez mais cedo, a participar do complexo mundo do consumo, sem estar preparadas para isso.
A mercantilização da infância é, portanto, um problema de todos nós. Embora a questão seja tratada quase sempre como algo relacionado à esfera familiar, crianças que aprendem a consumir de forma desenfreada e inconseqüente, pela publicidade que lhes é ilegalmente dirigida, desenvolvem valores distorcidos da realidade que contribuem para problemas éticos, econômicos, sociais e ambientais.
A criança precisa ser protegida dos apelos mercadológicos. Crianças têm direitos e o principal é ter infância. Elas devem ser respeitadas em todas as fases de desenvolvimento para que cresçam com valores humanistas e não materialistas. Antes de ser consumidora a criança precisa se tornar efetivamente cidadã para que possa fazer escolhas de forma crítica e consciente.

ISABELLA VIEIRA MACHADO HENRIQUES, coordenadora Geral do Projeto Criança e Consumo. Mestre em Direito das Relações Sociais – Direitos Difusos e Coletivos pela Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Autora do livro Publicidade abusiva dirigida à criança, editado pela Editora Juruá em 2006.
LAIS FONTENELLE PEREIRA, coordenadora de Educação e Pesquisa do Projeto Criança e Consumo. Mestre em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ). Atuou na área de Educação Infantil durante nove anos no Rio de Janeiro e em São Paulo; também realizou atendimento terapêutico em crianças com problemas de aprendizagem.

ENTRADA FRANCA
14 de abril de 2009• terça-feira • 19 horas Auditório do MASP • Museu de Arte de São Paulo Av. Paulista, 1578 - São Paulo - SP (Estação Trianon-Masp do Metrô)Informações: Palas Athena (11) 3266-6188
Realização: Comitê Paulista para a Década da Cultura de Paz
www.comitepaz.org.br - www.palasathena.org.br

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