segunda-feira, 13 de abril de 2009

Pedalar - uma viagem ao bem-estar


Ao realizar exercícios físicos nosso organismo libera substâncias que nos trazem uma sensação agradável, são as endorfinas.

E entre os vários exercícios possíveis de nos proporcionar este bem-estar, está o de pedalar.

Fácil, relativamente barato, impossível de desaprender (não importa quanto tempo está sem realizar; aprendeu um dia, conseguirá novamente) e que precisa apenas da ação dos nossos músculos para impulsionar a bicicleta.

Permite o contato com o ar puro e com os raios solares, tão benéficos e necessários a nossa saúde. Capaz de fortalecer os músculos dos membros inferiores e tornar nosso sistema cardiovascular mais eficiente, pedalar pode se tornar um ótimo hábito na sua vida.

Andar por aí durante o tempo que desejar ou seu corpo permitir é uma das facilidades de se andar de bicicleta. Normalmente menos intenso que uma corrida ele pode ser preferido por quem a tempos já deixou de fazer atividade física.

Regular a intensidade do exercício é uma das grandes vantagens desta atividade, basta escolher o caminho a percorrer. Além de controlar a intensidade pela escolha do percurso, indo por terrenos mais planos ou pequenas descidas, se estiver menos condicionado fisicamente, ou por trajetos mais desafiadores com subidas e morros, se estiver com melhor condição física, a bicicleta pode ser uma ótima companheira para você, pois lhe trará muitos benéficos, contanto que você esteja atento a alguns cuidados essenciais:

- Regule a altura do banco para que o pedal que estiver embaixo mantenha seu joelho quase que totalmente estendido, regule a altura do guidom para que fique numa posição confortável para você;

- Hidrate-se bem antes de iniciar, e se for fazer longos percursos leve água;

- Espelho, buzina, capacete, apesar de parecer besteira são cuidados importantes;

- Sempre vá com alguém, e se caso desejar ir sozinho, avise o percurso para alguém. Um pneu furado ou queda tiram suas possibilidades de retornar no horário previsto;

- Escolha o percurso que melhor se adapte ao seu condicionamento físico atual;

- Talvez o maior cuidado é com o trânsito, esteja sempre muito atento aos carros.

- Vá devagar e não cometa excessos nos primeiros dias, tenha paciência com seu corpo, ele adaptar-se-á dia após dia as cargas que o exercício lhe empõe.

Agora que os dias já não estão tão frios assim, andar de bicicleta é uma ótima opção de atividade física, mas ainda no início do dia ou na tardinha se estiver um pouco frio sempre é bom estar com uma jaqueta, porque o vento acabará resfriando o corpo.

Se você desejar ou puder, a bicicleta estacionária também ainda é uma boa opção para exercitar-se, com a diferença que não há mudança na paisagem, o que torna o exercício um tanto monótono, apesar de seus benefícios serem muito similares ao anterior.

Seu corpo precisa de movimento e pedalar além de ser um ótimo exercício físico pode ser um agradável passeio que relaxa a mente e estimula o cérebro com os diferentes cenários que se pode apreciar.

Dr. Aluízio

aluimm@proserv.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário