terça-feira, 7 de abril de 2009

Geografia da Vida Humana

Em seu livro, Geografia da Vida Humana, Tsunessaburo Makiguti chama a atenção para a grande importância sobre o relacionamento homem-terra. Para ele as relações entre o homem e a Natureza são a base da fundação da Geografia.

A teoria de Makiguti em seu livro trata das relações entre o homem e Natureza. Podemos percebemos em sua teoria que existem limites para as atividades humanas que usam a Natureza como matéria-prima, ou seja, os laços existentes entre as pessoas e a Natureza são importantes para a preservação da vida do ser humano no Planeta.

Segundo Makiguti, as pessoas são as crianças da natureza e não podem sobreviver se romperem os limites dos recursos da Terra, e que a humanidade só pode sobreviver através da manutenção de um relacionamento profundo com a Natureza.

Makiguti estudou a relação entre o homem e a Natureza para apreciar a preciosidade da vida e a importância das leis da vida.

Na relação entre o homem e a Natureza, não se pode negligenciar uma vida com outras formas de vida, o que significa estar relacionado à natureza.
Estamos rodeados por outras formas de vida, o que significa para os seres humanos que a vida é promoção de intercâmbios entre as diferentes formas vida, ou melhor, uma fusão de diferentes formas de vida.

A importância das relações entre as montanhas, os rios e os mares, recentemente, chamou a atenção do mundo e incidiu sobre os peixes reprodutores e as florestas. Os pescadores sabem por experiência que, quanto mais há florestas mais peixe há. O fluxo de nutrientes da floresta no oceano, fornece alimentação para ostras.

Hoje percebemos a importância do relacionamento cíclico entre as florestas, os rios e os mares. Pode-se notar que no livro A Geografia da Vida Humana, a importância da relação entre as montanhas, os rios, os mares e é claramente assinalada. Makiguti afirma que, quando há espessa floresta, mais peixe se reunem no mar de sua proximidade.

Makiguti diz que as espessas florestas perto de mares, lagos ou pântano são conhecidas como as florestas que atraem peixes e os peixes que vivem próximos delas são conhecidos como peixes reprodutores florestais. Salientando que os nutrientes da floresta nutrem peixes.

À medida que enfrentamos os problemas ambientais de hoje, percebemos que os desmatamentos também são acompanhados de uma perda de recursos marinhos. Makiguti defendeu a importância deste ciclo sinérgico das florestas, rios e mares há mais de um século atrás.

Makiguti disse que “nas interações com o meio ambiente, observo simetria, harmonia e provas da lei universal no meio da complexa diversidade da natureza. Inconscientemente, meu coração se enche de gratidão e respeito.”

Nessa obra, segundo Daisaku Ikeda, Makiguti, “expressa uma penetrante visão da influência do meio ambiente sobre o espírito do homem. Seus comentários sobre a inter-relação entre o espírito dos seres humanos e seu ambiente natural, social e cultural enfatizam a conclusão de que o tecido da vida não consiste unicamente de fenômenos físicos, mas também contém elementos espirituais e emocionais. Se não observarmos cuidadosamente as influências espirituais do nosso meio ambiente, então – mesmo que não soframos danos corporais – estaremos incentivando a poluição espiritual que culmina em confusão social e até em rebelião.”

Outro ponto observado por Makiguti foi a comunidade local. Ao se compreender uma comunidade local, pode se entender o mundo. Ao entrar no século 21, um maior número de pessoas parecem finalmente ter chegado a percepção da importância das comunidades locais e sua cultura, os conhecimentos tradicionais, como fundamentais para conhecer a origem de um povo e de um país.

A atual expressão "pensar globalmente, agir localmente", ou as moedas “glocal” (global+local) refletem o pensamento de Makiguti.

Disaku Ikeda falando de Makiguti disse que “o seu reconhecimento da necessidade vital de nutrir em toda criança a compreensão e a estima pelo ambiente natural e sua proposta de que o meio ambiente das comunidades locais dos estudantes proporcionem a estrutura para todos os programas educacionais.”

Trecho do livro A Geografia da Vida Humana em que Makiguti diz que “o ponto inicial e natural para compreender o mundo e nossa relação com ele é a comunidade (uma comunidade de pessoas, de terra e cultura) que nos dá origem. É essa comunidade que nos concede a própria vida e nos inicia no caminho para nos tornar as pessoas que somos. É ela que nos oferece a base como seres humanos, como seres culturais.”

Cuidar do ambiente, em todos os sentidos, é cuidar de si próprio. Isto porque as ações do ser humano influenciam diretamente o local em que vive e os efeitos dessas ações voltam para ele.

2 comentários:

  1. Ola, bom dia!
    Gostaria de saber onde posso adquirir o livro 'Geografia da Vida Humana' de Tsunessaburu Makigute. Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acredito que ainda tenha publicaçao em língua portuguesa e nem no Brasil. Infelizmente.

      Excluir