quinta-feira, 9 de abril de 2009

RETRATO SONORO DE CANUDOS - CAIXA Cultural – RJ

Com Gereba e Quarteto
Show multimídia sobre a história de Canudos faz uma viagem fascinante pela nossa história e uma homenagem emocionante à bravura do povo brasileiro.

A CAIXA Cultural apresenta, nos dias 17 e 18 de abril, no Teatro de Arena, o show multimídia “Retrato Sonoro de Canudos”, com o cantor, compositor e violonista Gereba.
O evento, formado por três módulos, traz música, debate, depoimentos de historiadores e uma exposição fotográfica sobre um dos maiores movimentos sociais do nordeste brasileiro: A Guerra de Canudos.
Em 1893, o povoado de Canudos, no sertão baiano, foi renomeado como Belo Monte por Antônio Conselheiro e seus seguidores, que fundaram ali uma comunidade igualitária. Quatro anos depois, o local foi destruído pelo exército brasileiro, em um dos episódios mais marcantes da recém-criada República.
Mais de cem anos se passaram e a Guerra de Canudos e seus personagens até hoje povoam o imaginário popular, intrigam e inspiram estudiosos e artistas, que revisitam o período em teorias e obras, cordéis, romances, músicas. Foi seguindo esse caminho que a produtora Vilma Fernandes pensou o espetáculo que une música, poesia, vídeo e fotografia.
Na primeira parte do evento serão exibidos, em áudio, depoimentos de historiadores sobre Canudos ao som do violão de Gereba como trilha. Em seguida ele cantará algumas de suas composições relacionadas ao tema com acompanhado de um quarteto de músicos. Fazem parte do repertório musical canções como Relógio da Saudade, Ladainha de Canudos, A oração e o combate, entre outras.
No próximo módulo, serão projetados, em telão, o multimídia de imagens em vídeo e fotos de Canudos, compilado por Gereba .
No último quadro do show, Gereba fará um breve resumo sobre Antonio Conselheiro e a origem do povoado de Canudos a partir de histórias que ouviu de parentes e descendentes diretos de pessoas que lutaram na guerra. Ao final, Gereba cantará com a platéia o cordel “A História Fará Sua Homenagem a Figura de Antonio Conselheiro” do repentista pernambucano Ivanildo Vilanova e musicada por ele, e ficará à disposição do público para perguntas, iniciando o debate.
“Retrato Sonoro de Canudos” foi aprovado pelo edital 2008 de ocupação dos espaços da CAIXA Cultural. Após a realização no Rio de Janeiro, o evento será apresentado na cidade de Salvador- Bahia.
Sobre GEREBA
Nascido na região de Canudos (Monte Santo - BA), Gereba coleciona e pesquisa histórias e lendas sobre a Guerra desde a infância e é um profundo conhecedor deste universo. Musico de grande versatilidade, realizou importantes projetos para a música brasileira como instrumentista, compositor, arranjador e produtor cultural.
Grandes intérpretes como Elizeth Cardoso, Beth Carvalho, Fagner, Amelinha, Leon Gieco (Argentina), o guitarrista Folkan Crieg (Alemanha), entre outros, gravaram suas composições. Fez arranjo para Caetano Veloso (Canto do Povo de um lugar-disco Jóia) e em mais de 40 discos: Moraes Moreira, Macalé, Oswaldinho. Levou o Projeto “Serenata” para a Europa e o seu Projeto “Forró e Gol” para São Francisco, Califórnia.
Seu vínculo com teatro vem de longe. Compôs, na década de 70, para a peça “Quincas Berro D’ água”, de Jorge Amado, em parceria com Patinhas, e mais recentemente, fez a direção musical e atuou no espetáculo “Sertão, Sertões São”, além da trilha para os espetáculos infantis “A Lenda do Quebra Nozes” e “Dom Quixote”..

Serviço: Show Multimídia: Retrato Sonoro de Canudos – com o músico GEREBA.
Local: CAIXA Cultural RJ - Teatro de Arena.
Endereço: Av. Almirante Barroso, 25, Centro – RJ.
Tel.: (21) 2544-4080.
Temporada: 17 e 18 de abril de 2009.
Horário: 19h.
Ingresso: Entrada Franca.
Recomendação etária: 14 anos.
Duração: 90min.
Acesso para portadores de necessidades especiais.
Acesse a programação da CAIXA Cultural
:

Nenhum comentário:

Postar um comentário