quinta-feira, 19 de abril de 2012

Largada para Rio+20 terá evento interativo na Quinta da Boa Vista



GIULIANDER CARPES

A sociedade civil terá uma oportunidade de participar de forma ativa da Rio+20, conferência climática que ocorre entre 13 e 22 de junho no Rio de Janeiro. Começa no dia 31 de maio o maior evento de aquecimento da reunião que vai debater questões climáticas e de desenvolvimento sustentável. A Green Nation Fest será um festival interativo aberto ao público na Quinta da Boa Vista, um parque em São Cristóvão, Zona Norte do Rio.
O desafio do evento - que tem entrada gratuita e fica aberto até o dia 7 de junho - é fazer com que as pessoas saiam da experiência com um mínimo de compromisso para realizar práticas sustentáveis. "Falaremos sobre meio ambiente de uma forma que chame a atenção de todos. Por isso, o evento tratará do assunto de maneira agradável, interativa e com entretenimento", diz Marcos Didonet, diretor do Centro de Cultura, Informação e Meio Ambiente (Cima), organizador do evento, que vai receber um investimento de cerca de R$ 4 milhões.
O Green Nation Fest tratará dos temas relativos ao meio-ambiente usando cinema, educação, esporte e moda. São três grande atrações: a Feira Interativa e Sensorial, a Mostra Internacional de Cinema - com 12 longas-metragens - e Seminários Internacionais sobre economia verde e criativa, abertos para debates. A organização espera uma média de 4 mil visitantes por dia. "Temos que encarar esse festival como uma oportunidade única para a cidade, tem que tirar o máximo possível de todos os grandes eventos. A intenção é deixar um legado para a cidade", afirmou o prefeito Eduardo Paes, no lançamento do evento, na manhã desta quinta-feira.
O prefeito não perdeu a oportunidade de aquecer um pouco mais sua campanha de reeleição ao falar de projetos que tem implantado. "Estamos acabando com os graves problemas da cidade, o lixão de Gramacho, por exemplo, será desativado. Vamos investir R$ 20 milhões para criar um fundo de renda para as famílias que vivem do lixo", declarou. No entanto, o Rio ainda é uma das capitais do país que mais produz lixo. Com cerca de 6,5 milhões de habitantes, recolhe 11 mil t por dia - São Paulo, com 11,5 milhões de habitantes, produz 18 mil t. O Rio também só recicla 1% do que recolhe, bem abaixo da média nacional de 5%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário