sábado, 28 de abril de 2012

CEA-Jequá e SMAC - Uma vergonha para a Ilha do Governador e o abandono da APARU do Jequiá



Publique esse post no Facebook no perfil do Ed Ambiental Cea e cópias para o prefeito Eduardo Paes, para o sub prefeito da Ilha do Governador,Victor Bello Accioly , para as vereadoras Sonia Rabello e Tânia Bastos e para os Deputados Estaduais Luiz Paulo (PSDB) e Paulo Ramos (PDT) e para um grande número de pessoas e grupo interessados na sustentabilidade e democracia, como garantia de que minha voz seja ouvida. Segue então:: "Alguém do CEA lembra que existe o CEA Jequiá?? Não né!!! Aqui na Ilha do Governador o CEA Jequiá não tem projeto nem programas de Educação Ambiental.. o mais incrível é saber que a Associação de Moradores da Colônia ocupa uma sala do prédio. É uma falta de respeito com os moradores e com as escolas do bairro. Quem daí já seguiu pela trilha do cais de pneus até o final do Manguezal?? Talvez a agente ambiental mais ninguém.. Cadê a Diretora de Educação Ambiental da SMAC? Daniela Simas eu pergunto a você se você teria coragem de levar seus filhos para conhecer o Manguezal do Jequia pela trilha até o final? Não teria.. agora te pergunto como você quer que as escolas do bairro levem os seus alunos?? Ah!!! Não quer, pois se quisesse faria um trabalho decente e não essa porcaria que você faz aqui na Ilha. Ah e tenham dignidade para manter o meu post aqui, mas de qualquer maneira vou copiar e colar em vários lugares do Facebook para garantir que minha reclamação chegue a quem interessa."

Dignidade não tem.. porque além de me excluírem me bloquearam também..

O sr. Carlos Simas respondeu minha postagem assim: “Carlos Simas (amigo de Ed Ambiental Cea) também comentou a foto de Ed Ambiental Cea. Carlos escreveu: "O problema de abrir espaços como este é se expor a pessoas que tem apenas a intenção em criticar ao invés de apresentar sugestões e soluções viáveis para os problemas, ainda mais em ano eleitoral onde os oportunistas pensam que vale tudo! Deveriam antes procurar conhecer os problemas através de diálogo ao invés de simplesmente vomitar seu veneno por aí... Parabéns a minha querida esposa e toda a equipe do CEA pelo seu brilhante e incansável trabalho frente ao Meio Ambiente de nossa cidade."

 Ele disse que abriu o espaço mais fugiu da resposta.. me excluiu e me bloqueou. Covarde!!!

Não vomitei veneno porque não o tenho, oportunista deve ser ele, que assim tacha pessoas trabalhadoras que lutam pelos seus direitos. Abrir espaço para diálogo, impossível porque a prefeitura e a SMAC não tem nenhum interesse nisso. Sugestões nós temos, projeto também o que falta é a prefeitura ouvir a população em vez de fazer o quer.

As resposta às palavras desse senhor eu as direcionei para o sub prefeito da Ilha do Governador: “Victor Bello Accioly, me perdoe usá-lo como resposta e desabafo. Respeito você e o seu trabalho, por isso me sinto a vontade para esclarecer alguns pontos que esse senhor citou. 1- O péssimo trabalho que o CEA faz se justifica as minhas críticas, venha conhecer o Jequiá antes de falar. 2- Não vomito veneno por que o tenho, não sou cobra. 3- Temos projeto e sugestões sim, mas quem quer nos ouvir?? 4- Não sou oportunista, porque não tenho nenhum interesse político, meu único interesse é ver o Manguezal do Jequiá conservado e servindo de exemplo para o Brasil. 5- Se estão tão preocupados com o ano eleitoral deveria no mínimo ter consideração pelos seus eleitores, pois sou educadora ambiental, professora e ativista ambiental portanto falo, luto e minha voz pode não ser ouvido pela prefeitura ou pela SMAC mas com certeza é ouvida por muitas pessoas, principalmente aqui na Ilha, e com certeza o prefeito vai precisar dos nossos votos. 6- Como cidadã exijo respeito e consideração. 7- Pensei estar vivendo numa cidade democrata, mas acabei de perceber que vivo sob uma ditadura. Espero que você não exclua meu post e comentário como também a minha pessoa da sua lista. Obrigada.”

Ao CEA e a SMAC eu só tenho a dizer que ao me bloquear e excluir o post ficou provado que contra a verdade não existe argumento. A minha postagem está sendo multiplicada e compartilhada por várias pessoas e grupos no Facebook, o tiro saiu pela culatra.  Falo para quem quiser ouvir e provo através de fotos e filmagem o desastroso trabalho do CEA SMAC na APARU do Jequiá. Se o senhor Carlos Simas acha maravilhoso o trabalho da sua esposa é porque então nunca visitou o Manguezal do Jequiá. Fazer um bonito trabalho no CEA Marapendi e Cantagalo é fácil, lá tem mídia, turista.. quero ver se bom mesmo é aqui na Ilha do Governador.

As vereadoras Tânia Bastos e Sonia Rabelo se pronunciaram desta maneira:
Tânia Bastos: “Infelizmente não podemos legislar de forma específica, pois o Município é limitado, porém, vou tentar com a minha equipe, um caminho para promover a educação ambiental. Desde já, deixo, claro, que não temos como dirigir o Projeto de Lei somente para a Ilha do Governador. Quem realmente pode mudar este cenário é o Executivo (a Prefeitura) que é quem detém o dinheiro. Mas irei fazer uma indicação legislativa solicitando a melhoria. Abs”.
Sonia Rabello: “Importantíssima a CEA Jequiá. Estive lá, andando pelo caminho de pneus do manguezal. Farei uma indicação à SMAC para ativar o prédio onde para educação ambiental, e limpar a área! Obrigada por noticiar aqui”.
O sub-prefeito da Ilha do Governador, Victor Accioly me respondeu assim: “Me leva para conhecer a trilha????? Vamos conversar no caminho e estudar maneiras de unirmos esforços. Veja quando é um dia bom para você e vamos lá. Acredito que eu preciso conhecer para poder avaliar o trabalho que está sendo feito e também para poder exigir investimentos. De qualquer forma, o vice-prefeito MUNIZ me garantiu que farão um investimento no Mangue do Rio  Jequiá”.

Ontem pela manhã (27/04/2012), o sub prefeito da Ilha do Governador, Victor Accioly visitou o Manguezal do Jequiá, percorrendo a trilha acompanhado por mim, pelo morador da Colônia Marco Amado, pela sua secretária Daniella, pelo Lucas (o guarda municipal) e pelo ambientalista, fotógrafo e também morador José Luiz Ferreira que nos guiou por cerca de 1h e 30 mim de caminhada. Durante o percurso fomos conversando e expondo a atual situação do manguezal. Victor Accioly foi o primeiro sub prefeito da Ilha a visitar desta maneira e mostrou-se corajoso e firme no propósito de conhecer para poder exigir melhoras. Durante todo o percurso ele e sua secretária fotografaram os pontos de saída de esgoto, as fezes e muito lixo e entulho que ali se encontram. Com certeza não gostou nada do que viu, ficou impressionado com o mal cheiro provocado pelo esgoto in natura que é lançado diretamente no manguezal. Entretanto não emitiu muitos comentários mesmo porque ele faz parte da equipe do atual prefeito, mas observou tudo. Na saída da trilha, entrou no CEA-Jequiá para conhecer, lá dentro acontecia um curso interessante, de um projeto do SEBRAE para as comunidades que margeiam a Baia da Guanabara, que paralelamente acontece em ouras localidades, inclusive no bairro dos Bancários aqui mesmo na Ilha,onde não existe CEA assim como nas outras localidades fora da Ilha. Provando mais uma vez que o CEA-Jequiá oportunamente agradece essas parcerias para poder dizer que ali tem atividade, já que ele não tem nenhum projeto para a comunidade da Colônia de Pesca Z10 nem para as escolas do bairro. A missão do CEA é promover Educação Ambiental voltada para o ecossistema manguezal, mas isso eles não fazem. As poucas atividades que oferecem são basicamente, palestras, filmes e reciclagem com garrafa PET. Será que é assim mesmo que se deve fazer um Centro de Referências de Estudos e Educação Ambiental?

No Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global considera que a Educação Ambiental para uma sustentabilidade eqüitativa deve ser um processo de aprendizagem permanente, baseado no respeito a todas as formas de vida. No TEASS, a educação ambiental deve recuperar, reconhecer, respeitar, refletir e utilizar a história e cultura local. Ela deve também estimular e potencializar o poder das diversas populações, promovendo oportunidades para as mudanças democráticas de base que estimulem os setores populares da sociedade. Isto implica que as comunidades devem retomar a condução de seus próprios destinos. A educação ambiental valoriza as diferentes formas de conhecimento. Este é diversificado, acumulado e produzido socialmente, não devendo ser patenteado ou monopolizado. A educação ambiental deve promover a cooperação e do diálogo entre indivíduos e instituições, com a finalidade de criar novos modo de vida, baseados em atender às necessidades básicas de todos, sem distinções. A educação ambiental requer a democratização dos meios de comunicação de massa e seu comprometimentos com os interesses de todos os setores da sociedade. A educação ambiental deve integrar conhecimentos, aptidões, valores, atitudes e ações. Deve converter cada oportunidade em experiências educativas de sociedades sustentáveis.

Será que é assim mesmo a Educação Ambiental que é oferecida no CEA-Jequiá? Quem poderia me responder?  Onde está a comunidade? Ela também é parceira do CEA-Jequiá? Porquê essa comunidade não reconhece o CEA-Jequiá? E as crianças? Palestras? Criança não gosta de palestra. Reciclagem com garrafa PET? Projeção de Filmes?

SE LIGA CEA-JEQUIÁ, VAI SE INFORMAR MELHOR SOBRE O QUE É EDUCAÇÃO AMBIENTAL, ACHO QUE SÃO VOCÊS QUE DEVERIAM VOLTAR PARA A ESCOLA E APREDER O QUE É FAZER EDUCAÇÃO AMBIENTAL.

Um comentário:

  1. Olá prezada Teresinha Victorino. Também me chamo Carlos Simas, sou Biólogo Ambiental e se não me engano já nos comunicamos no passado através do meu Blog.

    Pesquisando na internet cheguei aqui por acaso, porém expresso total solidariedade a sua luta ambiental, que inclusive privilegia toda sociedade, pois o meio ambiente é um direito de todos e dever do Estado, segundo a CRFB/88.

    Muitos políticos ficam ofendidos muito rapidamente com aqueles (as) como nós que tão somente cobramos e exigimos deles aquilo para o qual foram colocados para fazer, e é comum não o fazerem.

    A posição e o dinheiro ao qual respondem são públicos e portanto passivos sim de cobrança sistemática por parte da sociedade, e isso tem amparo constitucional.

    Abraço, e continue seu belo trabalho. Sucesso!

    Biólogo Ambiental Carlos Simas de Búzios

    ResponderExcluir