sexta-feira, 20 de abril de 2012

Ciclismo: um esporte muito praticado no mundo todo



O Ciclismo
O ciclismo é um esporte praticado com a utilização de uma bicicleta. Surgiu como esporte no século XIX, na Inglaterra. Faz parte dos Jogos Olímpicos desde a primeira edição da era moderna (1896), realizada em Atenas. As competições de ciclismo são divididas em três modalidades principais: pista, mountain bike, estrada e BMX.

Competições de Pista
Nesta modalidade as pistas podem ser de concreto ou madeira. As provas são: velocidade, perseguição individual, perseguição por equipes, velocidade olímpica, corridas por pontos, quilômetro contra o relógio, madison (uma hora de corrida para cada ciclista, sendo o vencedor aquele que fizer mais voltas) e keirin (oito voltas na pista em que os ciclistas devem acompanhar uma bicicleta motorizada).

Mountain Bike
As provas são disputadas numa pista de terra com várias irregularidades (buracos, elevações e obstáculos). Existem as seguintes categorias: Cross Country (praticada em terreno irregular com muitas subidas e descidas), Free Ride (em pistas com muitos saltos e descidas) e Down Hill (somente descida em alta velocidade).

Competições de Estrada
Existem dois tipos principais de provas: resistência (para homens são 195 km e para mulheres 70 km) e contra o relógio (os ciclistas partem de dois em dois minutos e vence quem fizer o menor tempo).

BMX
As provas ocorrem em pistas de 350 metros com diversos obstáculos. São duas modalidades: corrida (BMX Racing) e manobras (BMX Freestyle).

Benefícios para a saúde
A prática do ciclismo, desde que feita com orientações de especialistas e acompanhamento médico, é benéfica para o desenvolvimento muscular e cardiovascular. É uma excelente atividade aeróbica e sua prática regular queima muitas calorias.

Ciclismo nas Olimpíadas de 2012 (Londres)
- Serão realizadas, nas Olimpíadas de Londres, 18 provas de ciclismo nas seguintes modalidades: Pista, Mountain Bike, Estrada e BMX.

Curiosidades:
- As competições internacionais oficiais de ciclismo são organizadas pela UCI (Union Cycliste Internationale) com sede na cidade de Aigle (Suíça).
- No Brasil, as competições oficiais são organizadas pela CBC (Confederação Brasileira de Ciclismo).
- Atualmente, as grandes potências mundiais do ciclismo são: Reino Unido, França, Espanha e Estados Unidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário