sexta-feira, 20 de abril de 2012

CICLISTAS COMEMORAM LIBERAÇÃO DE EMBARQUES GRATUITOS DE BICICLETA NAS BARCAS


Secretaria de Transportes aprovou medida que visa incentivar integração entre modais

Desde o dia 01.03. 2912 ciclistas usuários de barcas podem embarcar com suas bicicletas gratuitamente, em horários de contra-fluxo. A medida, anunciada pelo secretário estadual de Transportes, Julio Lopes, visa desenvolver a integração entre as magrelas e o transporte aquaviário, como já acontece em diversas estações de trem e metrô.
Os embarques gratuitos de bicicletas acontecem das 8h às 16h no sentido Praça XV-Niterói, e das 16h às 22h, no sentido Niterói–Praça XV. No mesmo dia da liberação, dezenas de passageiros, incluindo um grupo de 20 turistas alemães aproveitaram a novidade.

De acordo com o presidente da Federação de Ciclismo do Estado do Rio de Janeiro, Claudio Santos, a medida vai beneficiar centenas de ciclistas diariamente.
- Este é um desejo antigo de nós, ciclistas. Muitas pessoas já utilizam a bicicleta entre as duas cidades, mas tinham que desembolsar R$4,70. Este anúncio da Secretaria de Transportes é visto com bons olhos para todos que utilizam bikes como veículo de integração – comemora Claudio Santos.

A Secretaria de Transportes também inaugurou um bicicletário com 40 vagas na Praça XV. Em dezembro foi instalado na Praça Araribóia, em Niterói, um bicicletário com 88 vagas para atender a grande demanda.
- Nossa expectativa é elevar o índice de deslocamentos por bicicleta para 10% na Região Metropolitana até 2016. Por isso é fundamental criar mecanismos adequados de utilização deste veículo – afirma o secretário Julio Lopes. Segundo uma estimativa da ONG Transporte Ativo, atualmente este índice de utilização de bicicletas no Rio é de 5%.

Rio - Estado da Bicicleta
Com o objetivo de estimular a cultura do transporte alternativo no estado do Rio, a Secretaria de Transportes criou o programa Rio - Estado da Bicicleta, que há quatro anos promove o uso da bicicleta como meio de transporte. Desde que foi criado, o programa vem realizando uma série de intervenções que visam estimular o uso consciente da bicicleta, tem apoiado os municípios fluminenses na construção de ciclovias e ciclofaixas, na instalação de bicicletários, além da constante busca em promover a integração da magrela com os outros meios de transporte, visando inseri-la como opção de deslocamento complementar para percursos de curta distância.
Fonte:  http://www.rj.gov.br/web/guest/exibeconteudo;jsessionid=076483CFE602FEED9357203DF4240182.lportal2?p_p_id=exibeconteudo_INSTANCE_2wXQ&p_p_lifecycle=0&refererPlid=11702&_exibeconteudo_INSTANCE_2wXQ_struts_action=%2Fext%2Fexibeconteudo%2Frss&_exibeconteudo_INSTANCE_2wXQ_groupId=132942&_exibeconteudo_INSTANCE_2wXQ_articleId=793352

Nenhum comentário:

Postar um comentário