sábado, 2 de janeiro de 2016
Blocos Carnavalescos da Ilha se unem e formam a Liga União dos Blocos da Ilha do Governador
Por Teresinha Victorino
Um grupo de diretores de blocos carnavalescos da Ilha do Governador se uniu para formar a primeira liga carnavalesca do bairro.
Em 2010 a comissão organizadora do Bloco Carnavalesco Unidos da Ribeira criou um desfile de blocos para encerrar o carnaval da Ilha do Governador numa enorme confraternização onde todos os blocos são convidados a participarem trazendo suas bandeiras, ritmistas, intérpretes e foliões.
Essa confraternização já virou uma tradição e todo ano recebe diversos blocos da Ilha, de bairros vizinhos e até mesmo de outras cidades do estado do Rio de Janeiro. A multidão toma conta das ruas do bucólico bairro da Ribeira, no final de tarde do primeiro domingo após o carnaval.
O nome União dos Blocos foi escolhido por alusão a querida escola de samba do bairro, a União da Ilha do Governador.
A camaradagem e a união que existe entre os blocos é uma característica no carnaval do bairro. Os ritmistas, foliões e os diretores estão sempre presentes e prestigiando os eventos, os ensaios e os desfiles dos outros blocos, todos se conhecem e se ajudam.
O carnaval da Ilha do Governador nos últimos anos tem crescido e melhorado bastante não deixando nada a desejar a outros bairros, mesmo não tendo nenhum bloco famoso quanto os da zona sul e do centro da cidade. Entretanto os moradores da Ilha e dos bairros próximos se esbaldam em seus blocos que a cada ano tem tomado proporções gigantescas com milhares de foliões presentes, desafogando assim os blocos da zona sul e do centro.
Entretanto, no edital de carnaval 2016 da Secretaria de Cultura do Rio de Janeiro, aberto em outubro, muitos blocos do bairro se inscreveram com projetos maravilhosos e todos ficaram de fora. O fato de nenhum bloco do bairro ter sido contemplado pela Secretária de Cultura fez com que um grupo de diretores de blocos repensasse sobre a criação de uma liga que os fortalecessem nessas situações.
Da ideia à prática foi apenas questão de horas. Num bate papo com amigos, foi criada a Liga União dos Blocos da Ilha do Governador, que foi uma maneira mais fácil que os blocos encontraram para se fortalecer e conquistar parcerias e apoios financeiros.
O desejo de receber dos órgãos responsáveis e dos patrocinadores um tratamento respeito e que os mesmos considerem o bairro tão importante quanto os outros do Rio de Janeiro foi o combustível para que todos os blocos se unissem e formassem a Liga União.
A Ilha do Governador proporciona aos seus moradores um carnaval seguro e descontraído. A presença de famílias inteiras desde os mais novos até os avós, que têm preferido curtir com segurança, próximo de casa e junto com seus amigos e vizinhos, faz do carnaval do bairro muito especial e característico. Os blocos tem mantido a organização e a harmonia mesmo com o número sempre crescente de foliões e a maioria deles "muito alegres" devido ao consumo de bebidas alcoólicas.
A Ilha do Governador abriga quase 400 mil moradores de todos os níveis sociais e econômicos. E os seus blocos, com as características próprias, fazem o seu carnaval ser considerado um dos melhores e talvez o mais seguro da cidade. Na Ilha do Governador não tem brigas, tiros ou roubos, aqui tem respeito, amizade e cumplicidade. Todos os blocos são amigos e se ajudam. Todos só querem se divertir. Isso é o carnaval da Ilha do Governador.
A Ilha do Governador já tem o melhor carnaval da zona norte. Amado por seus moradores que fazem com que o bairro seja um dos mais carnavalesco do Rio de Janeiro.
Integrantes do Bloco Unidos da Ribeira e Bloco do Rock
Diversas camisas no desfile da União dos Blocos 2015
Famílias inteiras curtindo o carnaval na Ilha do Governador
Todos unidos confraternizando no carnaval da Ilha do Governador
Presença das crianças nos blocos da Ilha do Governador
A então Rainha de Bateria da União da Ilha, Bruna Bruno e a musa do Bloco Unidos da Ribeira no desfile da União dos Blocos 2015
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário