terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Um mal desnecessário - Myrian Stanchi


UM MAL DESNECESSÁRIO

O homem se engrandece ao falar de sua casa de praia, do seu carro, do seu haras, da sua mansão. 
Se divertem caçando os patos, com as touradas e nos rodeios. 
Mostram seus troféus com orgulho.
Colocam seus filhos para aprenderem lutas marciais e tantos outros esportes violentos por acharem que estão fazendo um bem. 
Mas em momento algum na minha vida, vi ou ouvi um pai, um amigo ou um irmão de quem quer que seja, falar com orgulho ou admiração de um ser que tenha abraçado uma árvore, que tenha replantado um campo que tenha socorrido um animal ou que não tenha nunca poluído rios e mares.
Gestos perfeitos diante da mãe natureza, mas insignificantes aos olhos do homem. 
O mundo tem sua cadeia alimentar. Começa com uma minúscula partícula até nós, devoradores, ferozes, humanos. Percebo que nesta cadeia alimentar, só nós não respeitamos a natureza.
Percebam: o jacaré comeu o braço do seu treinador, que um gorila matou um visitante que jogava comida pra ele na jaula, que o leão quase matou a fotografa que o filmava e tantas outras noticias do mesmo tipo. 
Mas sejamos honestos pelo menos com nós mesmos, vocês já ouviram falar de um grupo de elefantes que devastou uma mata por onde passava? Já ouviram falar de leões que exterminaram outras raças animas? Já ouviram falar de peixes que contaminaram rios ou mares? Ou até mesmo de aves que sobrevoando os céus, poluíram de tal forma que ficou impossível voar? 
Estamos sempre fazendo o mal em nome do bem. Com nossa imensa inteligência, estamos destruindo com requinte de crueldade, todo este universo, chamado Terra. 
O homem branco se queixa dos seus próprios irmãos, o negro se queixa do branco e o índio se queixa dos dois. Na verdade um não dá a mínima para o outro. Vivem numa eterna luta. Lutam por uma terra que não são suas, por mares que não lhes foram dados e por direitos que não os têm.
Infelizmente, nós humanos, não temos nada de bom para oferecer ao Planeta Terra. Tudo que temos foi tomado da natureza. Fomos convidados para fazermos parte deste planeta e veja o que fizemos e continuamos fazendo com ele?
A mãe natureza está desenhando para nós o tempo todo que somos indesejáveis. Não correspondemos a expectativa depositada em nós.
Quando aqui chegamos, já existia as árvores, os rios, os mares, os bichos e o céu. Nem meus pais, avós ou tatatataravós fizeram nada disso. Então pergunto a você visitante mal educado: O que você criou na natureza?Que direito tem você de maltratá-la e exterminá-la? 
Acredito que encare a natureza como um ente (querido), o qual você bate, espanca e até mata; achando-se ainda certo e se dizendo INOCENTE.
A mãe natureza já nos deu chance demais, agora ela tá falando em alto e bom tom que nós somos um Mal desnecessário para este planeta.
A natureza ainda apesar de ser pisada literalmente por nós; ainda nos dá frutos de suas árvores, nos dá peixes de seus rios e mares e nos dá seus filhos animais para saciarmos nossa fome e nossa sede de poder.
Estou aqui, pedindo aos governantes, um pouco de piedade. Que parem de castigar quem vos alimenta.
Quando enfim a mão do criador, cair empiedosamente sobre nós será tarde demais.
Mas Deus é tão misericordioso com nós que prefere que a própria natureza retome o que é seu, deixando assim, quem sabe, a certeza para nós de que apenas fomos convidados e que na verdade somos um mal desnecessário em qualquer sistema solar.

Myrian Stanchi

Um comentário:

  1. O ser humano é por natureza destruidor. Mas ainda bem que existem as exceções. Tem muita gente trabalhando para proteger e conservar a natureza.

    ResponderExcluir