segunda-feira, 4 de julho de 2011

Novo Código Florestal põe anfíbios em risco

Redução das Áreas de Proteção Permanente em margens de rios pode gerar extinções localizadas, diz estudo  

Chico Siqueira - O Estado de S.Paulo

A redução de 30 para 15 metros das Áreas de Preservação Permanente (APPs) em margens de riachos com até 5 metros de largura, que consta do novo do Código Florestal, vai colocar em risco e pode promover uma extinção localizada de espécies de anfíbios que vivem nos lagos e matas do interior de São Paulo.
Só na região noroeste, 38 espécies de sapos, rãs e pererecas correm risco de desaparecer de determinados hábitats, cujas matas ciliares serão reduzidas em até 50% por força da nova lei.
A constatação está em um estudo realizado em fragmentos de florestas de APPs de seis municípios da região (Pindorama, Palestina, Onda Verde, Matão, Magda e Macaubal) pelo pesquisador Fernando Rodrigues da Silva, autor de tese de doutorado pelo Departamento de Zoologia e Botânica da Universidade Estadual Paulista (Unesp), câmpus de São José do Rio Preto.
Estudioso dos anfíbios há mais de dez anos, Silva ficou de 2008 a 2009 analisando populações desses animais na região e constatou que, quanto mais distante elas ficam dos fragmentos das florestas, maior o seu índice de mortalidade. "Essas espécies se reproduzem em lagos temporários formados pela chuva e nos brejos dos pastos. E quando chega a época de seca, vão para esses fragmentos de florestas. Ocorre que, quando mais distante está a mata, mais mortes ocorrem."
"Constatamos que há mais riqueza de vida nos lagos mais próximos das matas que naqueles que estão mais distantes. Um lago que está a 50 metros, por exemplo, tem muito mais vida que um que está a 100, 150 metros de distância", continua.
Segundo Silva, com o novo Código, os fragmentos poderão ser desmatados, distanciando-se dos micro-hábitats dos animais. "Espécies desses hábitats vão desaparecer ou perder consideravelmente suas populações", diz.
Outras regiões. O pesquisador - cujo estudo foi publicado na revista Science e aprovado em banca em fevereiro deste ano - chamou a atenção para o fato de que a ameaça não está restrita apenas ao interior de São Paulo.
Segundo Silva, a Amazônia, o Cerrado e a Mata Atlântica serão os biomas mais prejudicados, porque neles há espécies endêmicas que vivem em micro-hábitats dentro das matas, que vão sofrer com o desmatamento e a seca causada pela redução dessas áreas. "Há estudos que comprovam que os anfíbios que vivem na Mata Atlântica sofrerão um impacto muito forte." 
O pesquisador diz que a lei também punirá espécies que precisam dos fragmentos de APPs para se locomover em busca de reprodução e de alimentos. "Essas áreas, geralmente fragmentos de galerias (às margens dos rios), servem como corredores e abrigo para diversas espécies que procuram matas maiores", diz. "Sem essas pequenas matas, elas terão dificuldade para se locomover e, consequentemente, para se alimentar e se procriar." 

Fonte: http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20110703/not_imp740060,0.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário