quarta-feira, 28 de abril de 2010

Eduardo Paes é contra Terminal Pesqueiro na Ilha do Governador

O Movimento Terminal Pesqueiro na Ilha, NÃO começa a ganhar espaço nas grandes mídias.. e o desejo equivocado do Ministério de Pesca em implantar esse entreposto na Ilha do Governador está a cada dia mais distante de conseguir o apoio da população do nosso bairro.

Na última semana ganhamos um aliado de peso: o Prefeito Eduardo Paes.

Convocamos toda imprensa e as resposta estão surgindo.

O Globo Ilha marcou entrevista para próxima sexta-feira (30.04) às 12h em frente à Casa do Índio. A reportagem de capa com mais duas páginas deverá ser publicada no próximo domingo (02.05) e o JB online publicou ontem uma reportagem sobre o apoio do Paes ao nosso Movimento.

Abaixo segue na íntegra a reportagem do JB online.

"Paes é contra terminal de pesca
Flávio Dilascio, Jornal do Brasil

RIO DE JANEIRO - A queda de braço travada entre a Infraero e o Ministério da Pesca pela construção do Terminal Pesqueiro Público (TPP) da Ribeira, na Ilha do Governador, acaba de ganhar um novo capítulo. Em resposta a um pedido do movimento S.O.S Ribeira (de moradores contrários à obra), o prefeito Eduardo Paes afirmou que o “terminal não será autorizado em qualquer hipótese”. O final da história será decidido pelo governo do estado, responsável pelo licenciamento da obra. Contudo, a insatisfação do prefeito pode pesar na decisão.

Segundo assessores de Paes, a contrariedade do prefeito já teria sido repassada aos secretários municipais de Urbanismo, Sérgio Dias, e do Meio Ambiente, Carlos Alberto Muniz. Mas apesar da resistência, sobretudo dos moradores da Ilha, o Ministério da Pesca já apresentou pedido de licenciamento da obra no Instituto Estadual do Ambiente (Inea).
O documento está em fase de análise. Por isso, o instituto não quis se manifestar. A Secretaria Estadual de Meio Ambiente também não quis comentar a polêmica.

Riscos para a aviação
A coordenação de meio ambiente da regional Rio da Infraero alega que, por causa da proximidade com o aeroporto Tom Jobim, a construção desrespeitaria uma resolução do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama), que que proíbe a manipulação de peixes – atrativos de pássaros – em um raio de até 20 quilômetros de um aeroporto.
Já os moradores da Ribeira, e de outros bairros da Ilha, alegam que a região não tem estrutura para receber um fluxo diário de 10 mil trabalhadores, o que, segundo eles, provocaria complicações no trânsito, degradação ambiental e o fim da tranquilidade no bairro.

Projeto em andamento
Superintendente federal do Ministério da Pesca e Aquicultura para o Rio, Jayme Tavares, diz que só tomará uma posição oficial depois que receber um comunicado da prefeitura sinalizando a insatisfação com a proposta. Até lá, o projeto do terminal pesqueiro no bairro continuará sendo tocado.
– Não tenho conhecimento da insatisfação do prefeito. Enquanto isto, vamos seguindo o nosso curso, tentando não criar mais ebulição.

Moradores da Ilha vão recorrer à Assembleia Legislativa do Rio
Apesar da contrariedade do prefeito Eduardo Paes à construção de um terminal pesqueiro na Ilha do Governador, moradores do bairro estão receosos com o futuro do bairro. No próximo dia 20, eles participam de uma audiência pública na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) na tentativa de convencer os parlamentares da Casa a impedirem o projeto.
– Não sossegaremos enquanto o Ministério da Pesca não desistir oficialmente da ideia do terminal – afirmou Aloísio Lemos, um dos líderes do movimento S.O.S Ribeira.
Aloísio conta que, no próximo domingo, o grupo fará um novo ato para dar mais destaque à causa. Será a terceira manifestação promovida pelo grupo, desde que os moradores resolveram se unir em torno da causa. O protesto será realizado na feira do Cocotá.
– Nosso intuito é divulgar melhor este caso para todos os moradores da Ilha, pois muitos ainda não sabem do projeto do terminal – finalizou Aloísio.

Projeto de R$ 80 milhões
De acordo com o Ministério da Pesca, a construção de um terminal pesqueiro na Ilha do Governador está orçada em R$ 80 milhões. O início da obra está previsto para julho e o prazo de conclusão é de 25 meses.
Se sair do papel, a construção ocupará uma área de cerca de 30 mil metros quadrados de uma praia em uma região do bairro conhecida como Cabaceiro.

21:14 - 27/04/2010"

Nenhum comentário:

Postar um comentário