domingo, 2 de novembro de 2014

Montpellier, França

Montpellier
Por: Teresinha Victorino


 
 


 
 
A cidade de Montpellier é verdadeiramente francesa, diferente da cosmopolita Paris, mesmo sendo a oitava maior cidade da França, ela é tranquila como uma vila, mas ousada como uma metrópole.


Montpellier é a capital do Languedoc, uma cidade universitária com mil anos de história que possui uma das mais antigas faculdades de medicina do país, fundada em 1289. Mas a pesar disso é jovem e receptiva.



Recebe dez novos habitantes por dia, pouco mais de 50% da sua população tem menos de 35 anos. E como está a cerca de 3 horas de trem de Paris, Montpellier recebe visitas de jovens parisienses nos fins de semana e intercambistas de todo o mundo ao longo do ano. A cidade é especialista em cursos de francês para estrangeiros, sendo uma das três regiões do país com o maior número de cursos de idiomas e alunos estrangeiros.


Misturando o clássico com o moderno, Montpellier está melhorando e ficando mais colorida. O Odysseum é shopping mais futurista do país. Essa mistura entre o clássico e o sexy resultou no bonde mais inusitado do mundo: o bonde, que é algo antigo por definição, se tornou o meio de transporte mais moderno do país. Localizado na parte nova da cidade, Centre Commercial Odysseum que está no ponto final da linha 1 do bonde, oferece aos visitantes as compras da viagem.

O mais famoso ponto turístico de Montpellier, a Place de la Comédie é um bom ponto de partida conhecer a cidade. Outro ponto turístico da cidade é o Jardim do Peyrou desenhado em 1688 nos limites da cidade e que hoje se localiza no centro. Nele termina o aqueduto de St Clement conhecido como "les Arceaux", que abastecia as fontes da cidade e onde se pode apreciar a vista sobre "les Garrigues" e "Les Cevennes".



O centro história da cidade é conhecido por Écusson, ou cidade antiga. É um labirinto de ruelas logo atrás da Comédie, uma vila que é linda de fotografar e fácil de se perder. Subindo pela Comédie e atravessando todo o Écusson, chega a Rue Foch, que é a avenida principal de de Montpellier. Na esquerda tem um grande arco e na esquerda volta para a Écusson. 


No centro histórico da cidade pode-se visitar a Catedral de St Pierre onde se situa a antiga Universidade de Notre Dame des Tables, Les Ursulines e a "Place de la Comedie" onde se encontra a Ópera Comédie uma das mais antigas salas de espetáculos do país construída em 1755.
O Hotel de Ville é o prédio mais bonito da cidade, um enorme cubo de aço projetado por Jean Nouvel. É o mini distrito financeiro de Montpellier. Localizado as margens do Le Les, o rio que corta a cidade e tem vários restaurantes em sua orla.



Outro pouco turístico é o complexo "Antigone", moderno e com uma bela arquitetura.
A poucos quilômetros de distância das Praias de Palavas, Carnon e La Grande Motte onde pode-se encontrar bom peixe e dar um mergulho no Mediterrâneo.

Place de Zeus é um lugar charmoso, estudantil e com várias opções mais econômicas de hospedagem. Um excelente lugar para se hospedar em Montpellier.
 Como chegar e sair de Montpellier

Todo mundo chega de trem pela estação Saint-Roch, a 200 metros da Place de la Comedie. São apenas 3:20 hrs de Paris. Para quem vem de ônibus a viagem é um pouco mais longa, mas a estação rodoviária fica na parada Sabines da linha 2 do bonde. Eurolines e Linebus ligam Montpellier a quase 20 cidades europeias. Para quem chega de avião, existe um aeroporto bem próximo do centro da cidade, a cerca de 10 minutos de carro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário