domingo, 2 de novembro de 2014

Rei Luis XIV de França, o Rei Sol

Rei Luis XIV de França, o Rei Sol
Por. Teresinha Victorino

Rei Luis XIV - Rei Sol

O Rei Luis XIV é um dos reis mais conhecido e mais carismático da História da França. Ele foi responsável pela construção do Castelo de Versalhes, um dos monumentos históricos mais visitados da França.
Nasceu em 1638, filho do Rei Luis XIII e de Ana d'Áustria e subiu ao trono antes de completar os cinco anos após a morte do pai (1643).
Devido à sua pouca idade, o cardeal Jules Mazarin assumiu o governo do reinado até à sua maioridade e durante esse tempo, enfrentou muitos problemas, como as revoltas do Parlamento de Paris e dos Nobres, mas garantiu a posse do futuro rei. Em 1661, Luis XIV tomou posse e assumiu a sua função de monarca hereditário. Ele governava sozinho e detinha todos os poderes do Estado (“O Estado sou eu”!).
Durante o seu reinado, a França viveu um período de monarquia absoluta. Segundo Luis XIV, os seus poderes eram provenientes do Direito Divino. E por isso, ele seria o representante direto de Deus na Terra.
Luis XIV acabou se auto-proclamando “o Rei Sol”. Ele pretendia se igualar ao astro-rei, aquele que brilha para todos e que dá vida à humanidade. O Sol se tornou, assim, o emblema de Luis XIV. Uma forma de demonstrar a seus súditos que seus poderes eram ilimitados e inesgotáveis.
Luis XIV levava tão a sério essa sua vontade de ser visto como um Rei Sol que todos os seus gestos cotidianos eram efetuados em público. Desta forma, a corte podia assistir todos os atos da vida do Rei ao longo do dia, desde que ele acordava até que ia dormir, passando mesmo pelas atividades íntimas. O sol é o símbolo da vida, mas também da ordem e do rigor. Ele servia também para lembrar aos súditos que toda contestação aos poderes do Rei acarretariam a morte do indivíduo contestatário.
No seu governo reorganizou o exército dando ao país o maior poderio militar da Europa. Suas ações militares no exterior iniciaram-se com a invasão dos Países Baixos espanhóis, que considerava pertencerem à esposa por direito de herança (1667). O êxito alcançado nessa guerra permitiu-lhe ditar as condições de paz à coalizão de Espanha e Áustria.
Seu reinado, um dos momentos culminantes da história da França, durou mais de 50 anos, destacou-se politicamente pelo absolutismo monárquico, onde o rei controlou até os detalhes mais insignificantes do governo, e pela posição hegemônica a que elevou seu país na Europa. Deu incentivos às atividades culturais, pois considerou o incentivo às artes assunto de estado, e protegeu os dois maiores autores clássicos da literatura francesa, Racine e Molière.
Construiu o imponente e luxuoso Palácio de Versalhes, perto de Paris, onde viveu a corte francesa. Príncipe caprichoso, apreciava a etiqueta, festas e belas mulheres. Fundou a Academia de Ciências de Paris, cujos membros eram pagos para produzir ciências, principalmente, para geração de inovações tecnológicas e científicas que tivessem aplicação na área militar. Faleceu em Versalhes como um símbolo da monarquia absolutista.



Nenhum comentário:

Postar um comentário