quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Ciclistas aguardam ‘Anel Cicloviário’


Os ciclistas da Ilha do Governador estão esperançosos quanto à votação do orçamento municipal sobre a construção de 150 km de ciclovias no município (dobrando a rede cicloviária atualmente existente). Esta meta consta da proposta orçamentária para 2012 elaborada pela Prefeitura do Rio e que encontra-se, neste momento, em análise na Câmara de Vereadores.
Na Ilha do Governador o Anel Cicloviário terá 21,5 Km de ciclovia compartilhada passando por toda orla marítima do bairro e já foi aprovado pelo Grupo de Trabalho das Ciclovias da SMAC (Secretaria Municipal de Meio Ambiente) que este ano contratou a empresa SINAPE para elaborar o projeto técnico defi nitivo do Anel Cicloviárioda Ilha. Numa segunda etapa serão realizadas obras físicas, como adaptação de calçadas, construção de bicicletários etc.
O projeto do Anel conta com apoio da ACIG (Associação de Ciclistas da Ilha) que mensalmente organiza passeios de bicicleta gratuitos com participação de moradores, jovens e crianças. A ACIG desenvolve uma campanha permanente de Educação no Trânsito com distribuição de cartilhas educativas e adesivo de carro, e realização de palestras em escolas, igrejas, junto a motoristas de ônibus etc, que tem como slogan: “Eu Respeito Ciclista e Apoio a implantação do Anel Cicloviário da Ilha. Para o ecologista Sérgio Ricardo, membro-fundador da ACIG, “a opção rodoviarista da maioria das cidades brasileiras tem provocado muita poluição ambiental e elevados riscos de acidentes no trânsito que é extremamente caótico, sem planejamento e perigoso para pedestres e ciclistas.
Os dois pequenos trechos de ciclovias existentes na Ilha (Estrada Rio Jequiá e Corredor esportivo do Moneró) estão esburacadas e nunca tiveram manutenção desde que foram construídas há mais de 10 anos, e se transformaram numa fonte permanente de acidentes. O Anel Cicloviário foi projetado para reduzir a pressão dos automóveis sobre as bicicletas e com isso evitar e reduzir acidentes. Além disso pedalar faz bem à saúde física e mental já que reduz o estresse urbano, assim como representa uma opção de transporte menos poluente”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário