sábado, 15 de agosto de 2009

Terminal Pesqueiro na Ilha, NÃO!!

Praia da Ribeira - Ilha do Governador Vistantes da Ribeira, já foram mais frequentes

Faço parte de um movimento popular intitulado "Xô, Terminal Pesqueiro", que é contrário à instalação de um terminal industrial de pesca no bairro onde moro na Ilha do Governador, a Ribeira – Rio de Janeiro (RJ).
Já foi desapropriada uma área de 20 mil metros quadrados para a construção do terminal, desalojando diversas empresas e seus empregados.
Até o momento, a área está vazia, com apenas uma ou duas empresas que ainda resistem ao despejo e umas cinco residências, cujos moradores também resistem em deixar o local.
O Ministério da Pesca não divulgou seu projeto para o local, mas, anteriormente, havia desapropriado uma outra área, de 80 mil metros quadrados (quatro vezes maior), no Caju, para a construção do referido terminal. Entretanto, devido a resistências de um estaleiro vizinho, desistiu de construir o terminal no Caju e resolveu erguê-lo logo num dos mais bucólicos e residenciais bairros da Ilha do Governador, a Ribeira, que fica em uma das extremidades do bairro (ou seja: para se chegar até a Ribeira, é necessário atravessar mais da metade do bairro).
A Casa do Índio (que fornece, há 40 anos, hospedagem e assistência a indígenas de todo o Brasil que vêm ao Rio fazer tratamentos médicos), vizinha ao local onde querem construir o terminal, está ameaçada de também ser desapropriada, bem como outras residências e estabelecimentos comerciais, pois os 20 mil metros quadrados já desapropriados não satisfazem ao megalômano projeto.
Existe uma resolução do CONAMA que proíbe a existência de um terminal de pesca num raio de 20 quilômetros de um aeroporto - e o Galeão/Tom Jobim encontra-se nessa situação. Isso porque a manipulação de toneladas de pescado atrai muitos pássaros, o que é uma ameaça real à navegação aérea. E, nesse particular, gostaríamos de lembrar que, caso a turbina de um dos aviões sugue uma dessas aves e a aeronave venha a cair, seremos nós, moradores da Ilha do Governador, que estaremos no solo, recebendo o impacto do desastre.
Além disso tudo numa área contígua à Ribeira existe A APARU do Jequiá, que abrange um manguezal, remanescentes da Mata Atlântica, sítios arqueológicos (sambaquis) e uma colônia de pesca. Essa Unidade de Conservação foi tema da minha monografia na especialização em Educação Ambiental e hoje passa por um momento crítico, necessitando de cuidados especiais para sua manutenção. O Manguezal do Jequiá seria extremamente afetado pela construção do terminal pesqueiro.

O círculo maior é a área aproximada da APARU do Jequiá, o outro círculo bem próximo deste é a área onde está sendo preparada para receber o entreposto pesqueiro e o círculo menor da direita é onde eu moro.

Outro grande problema que enfrentaríamos é o grande fluxo de trânsito. As ruas já congestionadas da Ilha do Governador não comportariam mais um fluxo diário de cerca de 400 caminhões, 24 horas por dia, e nossas famílias temem o aparecimento de um ponto de prostituição junto ao gigantesco estacionamento de caminhões que viria a ser construído, como, infelizmente, é normal em locais de grande concentração de caminhoneiros e terminais portuários.
Em entrevista a um jornal local o então Superintendente do Aeroporto Tom Jobim declara-se contrário à construção desse entreposto indesejado - e que o Ministério da Pesca, ao arrepio da lei, deseja nos enfiar goela abaixo.
Em tempo: estamos coletando assinaturas para um abaixo-assinado contra o terminal, a ser enviado a todas as autoridades federais, estaduais e municipais. No dia 29 próximo estaremos promovendo um abraço cultural na praça da Ribeira na qual contaremos com a presença de diversos artistas do bairro.
Estamos também organizando para meados de setembro (12 ou 19) uma carreata/bicicletada/passeata em torno da Ilha para mobilizar a população para a importância da união de todos contra esse entreposto em nosso bairro. A Promotoria de Meio Ambiente do Ministério Público Estadual aceitou nossa denúncia e abriu um processo investigatório a respeito.
Em vista do exposto, estou convidando a todos que nos apóiem nessa luta e compartilhem conosco desse protesto.
As assinaturas estão sendo coletadas todos os sábados na praça da Ribeira, junto a feira semanal.

Obrigada,

Teresinha Victorino

15 comentários:

  1. Olá, Tersinha.

    Achei ótima a sua iniciativa de criar um blog para divulgar esse abacaxi que é o Terminal na Ribeira.

    Acho que deveriamos acrescentar a lista de razões pelas quais a Ribeira não pode ser sede deste terminal o fato da Estrada Rio Jequiá não suportar esse tráfego.

    Já com os ônibus e Kombis a via de mão dupla e uma pista em cada sentido fica cheia, imagine com os caminhões.

    Impossível!
    Vamos dar um Xó para esse terminal!
    Doris

    ResponderExcluir
  2. nao podemos perder esse grande investimento do governo federal,eu sou a favor da construçao

    ResponderExcluir
  3. EU QUERO O TERMINAL ELE VAI GERAR EMPREGOS,E DESENVOLVIMENTO PARA MINHA RIBEIRA

    ResponderExcluir
  4. sim ao terminal pesqueiro na ribeira

    ResponderExcluir
  5. Pessoal.. quem garante que o emprego será para os moradores da Ilha?
    E o caos no trânsito? Já imaginaram + 400 caminhões diariamente entrando e saindo da Ilha. Imaginem a Estrada Rio Jequiá, como vai ficar!! Não tem condições.
    Além do estrago ambiental que este projeto irá causar a todos nós da Ilha.
    Devemos pensar que é ilegal esse terminal num raio de 20km de um aeroporto. O risco de um avião cair por conta dos pássaros é muito grande e real!!!
    Outro detalhe.. vai haver uma desvalorização dos imóveis, principalmente os da Ribeira e seu entorno.
    Havendo, ainda grande chance de ser criado um ponto de prostituição e tráfico de drogas.

    Será que por tudo isso, ainda assim vale o risco??

    E a nossa qualidade de vida.. como fica? E os nossos filhos e netos??

    ResponderExcluir
  6. eu vi o projeto de construçao do terminal e fiquei muito feliz.Esse terminal sera construido com a mais alta tecnologia,alem de trazer desenvolvimento para ilha trara tambem empregos

    ResponderExcluir
  7. respeito as pessoas que sao contra o terminal pesqueiro na ribeira ,mais devemos pensar no progresso do nosso bairro nas melhorias em volta desta obra,com certeza o estado vai melhorar os acesso a ribeira.vamos ter empregos para a populaçao da ilha,tudo vai melhorar,abraços.......

    ResponderExcluir
  8. Infelizmente, acho que o terminal será mesmo construído. No final das contas, acredito que o terminal será mais prejudicial que benéfico à região. Aos moradores da região só resta postular indenização pela desvalorização de seus imóveis. Isso sem contar com a degradação do mangue, poluição, movimentação no local de pessoas, carros e caminhões. Porém, o que acho pior de tudo, sem dúvida, é o cheiro de peixe que vai exalar do terminal, alcançando as áreas próximas, indo até não se sabe onde. Vai ser triste olhar para trás e ver o bairro bom de se morar que um dia foi a ribeira.

    ResponderExcluir
  9. Pelo amor de DEUS, só pode ser favorável quem não mora na Ilha. Não consigo entender, no bairro do Caju não tem Terminal Pesqueiro? Ou já acabaram com ele? Somente tem desvantagens esse Terninal na Ilha, além do mais,o Bairro do Cajú é mais central para atender a demanda de toda cidade do Rio de Janeiro, no finalzinho da Ilha? Os caminhões vão ter que transitar obrigatóriamente pela Estrada do Galeão, diariamente,já pensaram nisso?
    Por favor, voces que teem opinião favorável, revejam essa posição que é uma afronta a qualquer morador consciente da Ilha do Governador.

    ResponderExcluir
  10. Respeitamos as opiniões, porém não pediram a nossa. Como podemos aceitar alguma coisa que não foi nem sequer definida.
    Faço parte do movimento "Terminal pesqueiro na Ilha não" e claro que não posso aceitar esta insanidade com o povo Insulano. Mais uma vez o povo Insulano esta sendo enganado com esta imposição grosseira. Teresinha,conte comigo e com todos os Insulanos de bem que querem o melhor para todos.
    Parabéns pela sua coragem.
    TERMINAL PESQUEIRO NA ILHA NÃO
    Queremos Hospital
    Queremos Praça
    Queremos Calçadas
    Queremos asfalto
    Queremos Iluminação
    Queremos Metrô
    Queremos Praias limpas
    Queremos segurança
    Queremos Choque de Ordem na Ilha
    Queremos Amor pela Ilha
    Etc...

    ResponderExcluir
  11. Luiz faz o segunte comentário:
    Já analisaram os benefícios que o terminal pesqueiro traria para o bairro Ribeira,
    maior fluxo de capital para o comércio lo-
    cal que está muito mal. Nasci na Ilha em
    1949 e vejo que a cada abandonada. Há anos
    a grande parte da praia da Ribeira foi ater-
    rada para construção de estaleiros, ninguém se manifestou contra, nos dias atuais o IBAMA não
    permetiria tal feito. Concluo que donos de peixarias é que estão fomentando esta campanha
    por se sentirem prejudicados financeiramente (Martinho, etc.). Os tolos têm que ficarem mais
    atentos sobre o que dizem os espertos pois na maior parte das vezes falseiam as verdades. O Brasil precisa aprender, a obra trará trabalho e melhoria de vida para muitos, na minha juventude trabalhei no entreposto de pesca da Praça VX e não ví a desordem qque tanto alardeiam

    ResponderExcluir
  12. Luiz, que benefícios esse terminal poderia trazer para o bairro? Pense bem.. nenhum!!
    A Ribeira, como a Ilha toda, precisa de atrativos culturais, históricos, um hospital, uma vila olímpica, não de Terminal Pesqueiro.
    Você está enganado quando fala das mudanças do bairro e que ninguém fez nada, se fosse hoje não aconteceria. Mas, há 20 anos que moradores do bairro solicitam na justiça pela volta de nossa praia e do terreno ocupado pelas empresas onde se localizam o clube da shell, o estaleiro, e o antigo estacionamento. Esse processo está em poder do Ministério Público que se interessou pela causa, você pode se informar melhor sobre isso, aliás qualquer pessoa pode.
    Quanto ao nosso movimento estar ligado ao interesse comercial pesqueiro de uma ou de outra pessoa, também é outro grande engano de sua parte, nosso movimento está aberto para todos que são contra o Terminal Pesqueiro independente do seu real interesse, as únicas coisas que não aceitamos é que usem o movimento em prol de outra causa que não seja a expulsão do TPP da Ilha do Governador ou como palanque eleitoral.
    Nosso movimento deseja primeiramente retirar o fantasma do entreposto do bairro para então revitalizá-lo através de atividades culturais, esportivas e lazer.
    Quanto ao emprego.. Os empresários trarão junto com os seus produtos de vendas os seus empregados, que deixaram de trabalhar no CEASA em Irajá e virão trabalhar na Ilha.
    Venha conhecer a nossa luta e participar de nossos debates, depois você faz suas críticas quanto ao movimento.

    ResponderExcluir
  13. Bem, a partir do que sabemos sobre o terminal pesqueiro, vamos definir os prós e os contras que a obra pode trazer à região.

    1. Pró: Empregos: o Superintendente da Pesca no Rio de Janeiro deixou claro na Audiência Pública realizada na Alerj, no dia 21 de maio de 2010, que o TPP irá gerar 300 empregos. Desses 300, você tira o pessoal do CEASA e do Terminal da Ilha de Conceição, que virão para cá, pois é lógico que eles não serão demitidos. Pode ser que sobre, na melhor das hipóteses, algo em torno de 100 empregos.

    Na minha opinião, não há mais nada a favor, vamos ver os contras:

    1. Tráfego viário: quem mora na Ilha sabe como é o trânsito na região, então, imaginem como será com o trânsito após o terminal com o incremento de 400 a 500 caminhões por dia passando pela Estrada do Galeão e também pelo Jardim Guanabara, ou vocês acham que quando tiver tudo engarrafado eles não irão procurar caminhos alternativos?

    2. Eu fiquei muito decepcionado com o projeto. Uma vez cheguei a pensar: bem, na pior das hipóteses poderei comprar peixe fresco a um preço razoável. Triste engano. Não haverá venda à varejo, pois não haverá peixarias, o terminal só atende aos grandes compradores.

    3. Poluição: é evidente que o TPP trará mais poluição. Serão centenas de barcos derramando óleo ancorados no entorno do APARU. É lógico que o manguezal será prejudicado. Todos sabemos como as coisas funcionam no Brasil, no começo até funciona bem, mas com o tempo vai sendo deixado de lado, falta investimento etc. Aponte-me algum serviço que funciona decentemente?? Não seria esse a exceção.

    4. Risco aéreo: existe um estudo de um órgão do Ministério da Defesa apontado um risco de acidente aéreo, pois ali é rota de aviões. Não podemos ser ingênuos e acreditar que um projeto, que movimenta toneladas de peixes será construído no entorno de um manguezal e não irá constituir foco atrativo de aves. Ora, também acredito em papai-noel, mula-sem-cabeça e político honesto.

    5. Turismo: ora, você acredita mesmo que um terminal pesqueiro vai ser ponto turístico, por favor. Aquilo não passa de um mero depósito de peixes, que são colocados ali e os caminhões vem e pegam. Só isso e acabou. Ninguém vai sair da zona sul para comer peixe no restaurante. O que não falta é restaurante por lá. Lembre-se: aquela obra não será feita para você. Você não irá comprar peixe lá, pois a venda é só para grandes empresários.

    Fica a minha pergunta: para que isso serve ao morador da Ilha?? Pode até beneficiar o Rio de Janeiro, mas, e você que mora na Ilha, porque você tem que suportar o ônus enquanto o resto fica com o bônus??

    ResponderExcluir
  14. Pessoal um oficial de justiça teve na segunda feira 24/05/2010, no local onde será construído o terminal entregando um documento do STJF, onde todos devem desocupar a área até a próxima segunda 31/05/2010, reintegrando a posse do terreno para a Petrobrás, temos que nos unir e não deixar isso acontecer, segundo o oficial o ministro estará lá na segunda para efetuar a reintegração, teremos que ir lá e nos pocisionar contra, pois conforme empresas que lá trabalham já existe uma decisão do STJ onde a reintegração, não pode ser feita.

    ResponderExcluir
  15. Quando que um Terminal Pesqueiro é ponto turístico???
    Em que lugar do mundo isso acontece?

    O trânsito da Ilha já é um caos total, dizer que os caminhões circularam fora do horário de grande movimento, isso é pura mentira. A Estrada Rio-Jequiá é super estreita,precisaria de uma obra gigantesca.
    Precisamos de muitas melhorias, não um Terminal de Pesqueiro.

    ResponderExcluir