sexta-feira, 22 de maio de 2009

Dia Internacional da Biodiversidade

A conservação da biodiversidade garante a sobrevivência da maioria das espécies de animais e vegetais, sem o quê não haverá sustentabilidade, pois a humanidade perderá fontes de recursos para a sua sobrevivência, o que nos leva a desenvolver métodos e ações concretas para a sua conservação. A conjugação de esforços da sociedade em discutir temas importantes como: educação, saúde, mudanças climáticas, energias renováveis entre outros, faz-se necessário para a manutenção da harmonia planetária.
O Brasil através do Decreto Legislativo N° 2, de 1994 aprovou o texto da Convenção sobre a Diversidade Biológica – CDB, que é um dos principais tratados internacionais resultantes da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, a Eco 92, realizada na cidade do Rio de Janeiro e assinada por 188 países signatários (Partes Contratantes) que se responsabilizaram em atingir seus objetivos. Cada uma das Partes Contratantes deve desenvolver estratégicas de proteção à biodiversidade e integrá-las as metas de sustentabilidade.
A biodiversidade é uma estratégica reconhecida para o Brasil tanto pela importância da conservação e preservação da diversidade biológica e o conhecimento tradicional associado como pelo potencial do uso sustentável destes. As estratégias de proteção da biodiversidade devem ter em conta o fato que a biodiversidade avança rapidamente da situação de uso econômico limitado, para o amplo, tornando imprescindível tratá-la como um bem de todos, por ser essencial para a sobrevivência da humanidade. A conservação e uso sustentável da biodiversidade são inseparáveis das questões sociais e econômicas.
A humanidade como parte da natureza, precisa construir uma cultura em que a vida seja vista como dependente dos sistemas naturais e sociais para ser mantida e impor respeito profundo pela natureza, acompanhado de um senso de responsabilidade social, capaz de promover a sua conservação.
Teresinha Victorino

Nenhum comentário:

Postar um comentário