domingo, 14 de agosto de 2011

"TÔ DENTRO TERESINHA!"


No segundo semestre de 2008 me engajei na luta contrária à implantação de um terminal pesqueiro público na Ribeira, não por ser o bairro onde eu moro, mas, pelo fato de ser um absurdo à implantação de um mega projeto deste tipo num bairro residencial, que fica no entorno de uma área de preservação permanente como é o caso da APARU do Jequiá, tendo apenas uma saída, o que não comportaria um aumento previsto diário de 400 caminhões, além da proximidade dos aeroportos, que é ilegal, conforme lei federal (Resolução CONAMA) que proíbe a construção de empreendimentos que atraiam aves em uma distância menor que 20km de aeroportos. A Ribeira fica na rota das aeronaves que pousam no Aeroporto Santos Dumont e está localizada no mesmo bairro que o Aeroporto Internacional do Galeão, ou seja, menos de 20km de distância.
Nessa luta contra o Ministério da Pesca e Aqüicultura criamos o “Movimento Terminal Pesqueiro na Ilha, Não!”, esse movimento comunitário continha integrantes de todos os bairros e classes sociais da Ilha do Governador. Mesmo desacreditado pela maioria que achava que lutávamos em vão, pois o Governo Federal quando quer faz e não dá a mínima para a população, não desistimos em nenhum momento mesmo nos piores dias, como em uma das audiências públicas em que ouvimos de um deputado estadual que a prefeitura deveria mudar o zoneamento do bairro para poder implantar esse projeto, e, pasmem, esse deputado foi ministro do meio ambiente.
Durante esse período enviamos convites a todos os vereadores, deputados estaduais e alguns deputados federais eleitos pelo Rio de Janeiro, muitos deles entraram em contato conosco e vieram ao nosso encontro participando de nossas reuniões ou mesmo nos visitando em horários por eles estipulados, outros ainda enviaram-nos seus assessores.
Lembro-me de grandes aliados nessa luta, como a vereadora Tânia Bastos (PRB), moradora da Ilha que nos foi muito útil, o vereador Eider Dantas (DEM) quem redigiu a lei, a vereadora Aspásia Camargo (PV), a vereadora Andrea Gouvêa Vieira (PSDB) além dos deputados estaduais Rodrigo Dantas (DEM), Luiz Paulo (PSDB) e Paulo Ramos (PDT) e o único deputado federal que me recordo é o Deputado Otávio Leite (PSDB). Dos eleitos pela Ilha apenas a Tania Bastos nos apoiou desde o início de nosso contato, o vereador Jorge Pereira se manteve distante e não nos visitou em nenhum momento, apenas quando percebeu que nossa luta estava se tornando grandiosa ele pensando em sua plataforma política, passou a nos apoiar. Graça Pereira esteve sempre contrária a nossa luta. Recebemos também o apoio de outros que neste momento não me recordo mas que nos ajudaram no êxito de nossa luta e, no início de 2011 foi decretada uma lei municipal proibindo e pondo um ponto final na famigerada ideia de se criar um terminal pesqueiro no bairro da Ilha do Governador.
Havíamos sugerido aos integrantes do movimento continuar juntos lutando pelo nosso bairro, pois o que não falta na Ilha são problemas, porém, infelizmente após a vitória alguns por vaidade ou visando se promover, se afastaram e decidiram seguir por outros caminhos. Mantivemos algumas reuniões até que decidimos formar um Fórum em Defesa da Ilha do Governador, mas também não foi avante, o grupo coeso e forte se desfez e quem perdeu foi a Ilha do Governador. 

Anos depois, houve troca de presidentes, ministros, governadores e prefeitos e o  terreno foi ficando esquecido pelas autoridades, mesmo com um grupo menor de moradores guerreiros cobrando, apresentando diversos projetos para o uso pela comunidade insulana e nada, todos nos ignoraram. Enquanto isso, retiraram a segurança e aos poucos oportunistas foram surgindo e na calada da noite, caminhões entravam com materiais de construção, era a invasão.

O terreno em questão era, na ocasião, de propriedade do Ministério da Pesca, enfim, mesmo com tantas denúncias e muita luta, a invasão aconteceu e as autoridades não estão nem um pouco comprometidas a qualidade e a vontade dos moradores da Ilha do Governador. 

Segue a luta

Obrigada, 
Teresinha Victorino

Nenhum comentário:

Postar um comentário