quarta-feira, 30 de março de 2011

Parque Nacional de Itatiaia compra mais um imóvel

Walter Behr (à esquerda) assina a escritura de compra do imóvel de 225.721 metros quadrados (foto: divulgação/ICMBio
O Parque Nacional de Itatiaia, mais antigo do país, continua o seu processo de regularização fundiária.
Após as duas primeiras desapropriações de imóveis particulares no interior da unidade de conservação, no último mês de dezembro, o chefe do parque, Walter Behr, revelou a ((o))eco que o terceiro sítio foi comprado.
Com recursos de compensação ambiental de Furnas S/A, a propriedade que pertencia a Jayme Monjardim Matarazzo, com 225.721 metros quadrados, passou para as mãos do Instituto Chico Mendes nesta quinta-feira (24).
Até a área preservada cumprir as regras do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), segundo as quais não é permitido qualquer terreno particular dentro de uma unidade de conservação de proteção integral, ainda falta um longo caminho. (Felipe Lobo)


3 comentários:

  1. Palhaçada.
    A parte baixa do parque é constituída de mata secundária, plantada pelos proprietários, que, há cem anos, com o dinheiro fruto do suor de seu trabalho, compraram as terras.
    Aquilo era tudo uma região de pasto.
    Ao contrário de alguns infelizes radicais de correntes políticas mais que ultrapassadas, os proprietários não são posseiros, mas sim legítimos donos de suas terras.
    Triste pensar que nesse país nem mesmo o direito à propriedade existe mais.
    Se essa região estivesse em domínio público, certamente teríamos ali uma verdadeira caatinga.

    ResponderExcluir
  2. Gustavo Corrêa e Ferreira15 de março de 2012 às 00:16

    o que vão fazer com as casas?? vai acabar virando propriedade dos poderosos (vão virar posseiros)?!?

    ResponderExcluir
  3. Claro que não!!! Dependendo do imóvel e de sua localização ele pode ser destruído ou pode fazer parte da propriedade do parque, tendo seu destino voltado para a ciência ou para o turismo. E quem ganha são os visitantes, estudantes e é claro a biodiversidade.

    ResponderExcluir