domingo, 26 de julho de 2009

VI Fórum Brasileiro de Educação Ambiental

O VI Fórum Brasileiro de Educação Ambiental que aconteceu entre os dias 22 a 25 de julho no campus da UFRJ (Praia Vermelha) no Rio de Janeiro, reuniu ambientalistas de todo o país. Professor Alexandre Pedrini do Rio de Janeiro com o jovem acreano.

Num clima de muita harmonia, as diversas culturas marcaram o evento, como as comunidades indígenas que recepcionaram o Ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc com uma oração e um canto, as manifestações ocorreram durante todo o evento tendo como ápice o dia 24 quando Minc esteve presente.


Professor Pedrini com a Marilene Ramos, Secretária do Meio Ambiente do Estado do Rio de Janeiro e Samyra Crespo, Secretária do MMA

Os jovens ambientalistas de todo país mostraram para que vieram. O Coletivo Jovem junto com a Rede de Juventude pelo Meio Ambiente fizeram uma manifestação como a muito não se via nesse país, mostrando que a força jovem sabe o que quer e tem conhecimento das fragilidades e potencialidades do nosso país.

O jovem Angelo Preste do Rio de Janeiro

As bonitas jovens da Rede Capixaba de Educação Ambiental com a Educadora Ambiental Mirim, Julia.

As comunidades tradicionais também presente no VI FBEA troxeram para o Rio de Janeiro um pouco de sua cultura e arte.

Indígenas de várias etnias dançaram, oraram, e enriqueceram o evento com os aromas de seus fumos, sabones e óles e com as cores vibrantes de seus artesanatos, além de proporcionar aos presentes músicas e sons. Vestidos de acordo com suas tribos todos se uniram mostrando para os "homens brancos" que podem viver harmoniosamente juntos respeitando a cultura de cada um.

A Educadora Ambiental Mirim, Julia, com os índigenas das tribos Pataxó (BA) e Funi-o (PE)

As diversas oficinas ofereceram aos participantes conhecimento e troca de experiências dos diversos atores espalhados por esse Brasil, possibilitando aos mesmos uma aproximação descontraída e saudável.

Os mini-cursos foram enriquecedores e marcaram um momento onde todos se puderam se conhecer melhor e trouxeram para o Rio de Janeiro um pedaço de cada estado do país.

Outro momento muito interessante e rico para os participantes foram as jornadas diversas oferecidas pelo VI FBEA.

A riqueza dos temas debatidos nas diversas mesas rodondas foram fizeram do gigantesco salão um espaço coloroso e agradável.

A criançada presente pode além de se ambientar com o tema e conhecer o diferente teve a oportunidade de ganhar livros e jogos. O espaço Semente foi criado especialmente para ela.


Os jovens do Movimento Marina Silva Presidente marcaram presença.

O VI Fórum Brasileiro de Educação Ambiental acabou deixando uma certeza no coração de todos os presentes: É preciso haver encontros regulares e muitos e muitos diálogos.

Vamos rumar ao VII FBEA.

Parabéns a Jaqueline Guerreiro e Declev Dib pela organização.


Teresinha Victorino

Nenhum comentário:

Postar um comentário