quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Temiminós, índios do grupo Tupi

Temiminós, índios do Grupo Tupi
 
Por: Teresinha Victorino

Os Temiminós eram os índios do grupo Tupi, que pela posição que ocupava no litoral, foi o que mais contato teve com os portugueses e o que mais se integrou à população.
Os índios tupis tinham como característica principal o pensamento no grupo. Não tinham riquezas pessoais. Os bens eram de uso comum entre todos da tribo. O individualismo não fazia sentido para eles, pois só reconheciam como posse suas armas e enfeites, o restante era de toda a tribo.
O resultado da caça, colheita e pesca era partilhado com todos da comunidade. A agricultura da tribo estava no plantio de mandioca, abóbora, amendoim, feijão, pimenta, tabaco, árvores frutíferas e algodão, que servia de matéria prima para a produção de suas redes.
Muito alegres e apaixonados por música e dança, os índios eram capazes de prever as chuvas e grandes marés. Os males do corpo eram curados com as plantas da mata, pois conheciam as propriedades medicinais das ervas. Os índios andavam nus e não tinham vergonha do corpo.
As mulheres cuidavam das crianças, preparavam a comida, faziam potes e cestos e cuidavam da lavoura. Os homens dedicavam-se à guerra, caça, pesca, construíam canoas e cabanas e limpavam a mata para a lavoura.

2 comentários:

  1. Olá Teresinha Victorino, sou um aluno da UERJ e estou realizando um projeto a respeito do povo indígena Temiminós. Li seu artigo e achei muito interessante! Gostaria de saber a fonte das imagens, poderia me dizer o artista que fez ou onde você achou ela?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu perdi todos os meus arquivos, não tenho mais nada, infelizmente, mas você pode tentar ver se consegue alguma coisa com o Aureo Tupinambá Jr.
      https://br.pinterest.com/pin/549579960751155024/
      Boa sorte.

      Excluir