quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Índios Temiminós na Ilha de Paranapuã

Índios Temiminós na Ilha de Paranapuã
 
Por Teresinha Victorino
 
Família de Tamoios, os inimigos dos Temiminós
 
Arariboia, Cobra Feroz da Tempestade
(Martim Afonso de Souza)
 
Os primeiros habitantes da Ilha de Paranapuã, hoje Ilha do Governador, eram os índios Temiminós, que viviam na Aldeia de Maracajaguaçu. Eles eram minoria mas tinham a vantagem de estarem no meio da baía de Guanabara, podendo assim repelir os ataques dos índios inimigos, os Tamoios. A tribo Tamoio, com 70 mil índios, ocupava desde o Rio de Janeiro até a região onde hoje é a cidade de Bertioga (SP), era muito superior em número de índios em relação aos Temiminós que contavam com apenas 8 mil índios.
O cacique da tribo Temiminó era o Maracajaguacu, (Grande Gato Bravo), nascido em 1501 na Ilha de Paranapuã, com 20 anos de idade já era um dos principais líderes de sua tribo devido à sua bravura.
Em 1555, aos 54 anos, mudou-se com sua tribo para a cidade da Serra no Espírito Santo, quando então se converteu ao catolicismo e passou a chama-se Vasco Fernandes. Pai do guerreiro Arariboia (Cobra Feroz da Tempestade), que também se converteu ao catolicismo, passando então a ser chamado de Martim Afonso de Souza. Arariboia morreu em 1583 de morte natural, anos depois de ajudar os portugueses a expulsar os franceses do Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário