quarta-feira, 3 de junho de 2009

Fiscais do IBAMA são mantidos em cárcere privado no Rio de Janeiro

Equipe de fiscalização do Ibama, composta por agentes e analistas ambientais da Superintendência do Rio de Janeiro, passou por momentos de muita tensão, na manhã de terça-feira, 26/05, quando realizava vistoria na residência de criador amador de passeriformes silvestres, no bairro de Irajá, no subúrbio do Rio.
Ao perceber que o Ibama identificara várias irregularidades na sua atividade, o criador, em estado de total desequilíbrio emocional, sacou de dois facões e começou a ameaçar de morte tanto a equipe quanto sua própria mãe que estava presente. O infrator ameaçava cometer suicídio.
Foram horas de tensão, até que um dos agentes do Ibama conseguiu acionar o apoio de dois policiais militares que faziam ronda pelo local. O passarinheiro, então, foi detido e encaminhado à delegacia local, onde, mais calmo, apresentou suas explicações.
O criador de passarinhos teve todos os seus animais apreendidos pelo Ibama e, além de receber uma multa no valor de R$ 26 mil, será penalizado com o agravante de ter dificultado a ação fiscalizatória, que poderá culminar no cancelamento definitivo de sua licença de criador amador de passarinhos silvestres, além de responder, em juízo, por crime de ameaça de morte e cárcere privado.
Esta ação fez parte da Operação "Passaraio", que é o desdobramento da Operação SISPASS Legal, desencadeada pelo Ibama no final do ano passado, e que visa combater a prática ilegal da captura, criação, comércio e transporte de pássaros silvestres.
O Ibama/RJ tem intensificado suas ações nessa atividade de criação amadora de pássaros silvestres, por estar encontrando muitas irregularidades e fortes indícios de que a atividade, de alguma forma, está relacionada ao tráfico de animais silvestres, que junto com as drogas e as armas são as três atividades ilegais mais rentáveis no mundo do crime.
Fonte: IBAMA Rio esta semana - 02.06.2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário