Ao perceber que o Ibama identificara várias irregularidades na sua atividade, o criador, em estado de total desequilíbrio emocional, sacou de dois facões e começou a ameaçar de morte tanto a equipe quanto sua própria mãe que estava presente. O infrator ameaçava cometer suicídio.
O criador de passarinhos teve todos os seus animais apreendidos pelo Ibama e, além de receber uma multa no valor de R$ 26 mil, será penalizado com o agravante de ter dificultado a ação fiscalizatória, que poderá culminar no cancelamento definitivo de sua licença de criador amador de passarinhos silvestres, além de responder, em juízo, por crime de ameaça de morte e cárcere privado.
Esta ação fez parte da Operação "Passaraio", que é o desdobramento da Operação SISPASS Legal, desencadeada pelo Ibama no final do ano passado, e que visa combater a prática ilegal da captura, criação, comércio e transporte de pássaros silvestres.
O Ibama/RJ tem intensificado suas ações nessa atividade de criação amadora de pássaros silvestres, por estar encontrando muitas irregularidades e fortes indícios de que a atividade, de alguma forma, está relacionada ao tráfico de animais silvestres, que junto com as drogas e as armas são as três atividades ilegais mais rentáveis no mundo do crime.
Nenhum comentário:
Postar um comentário