domingo, 29 de maio de 2011

Prefeitura do Rio ameaça a vida do Manguezal do Jequiá com a criação da Vila Olímpica do Jequiá dentro da APARU

Tragédia anunciada na Ilha do Governador - Vila Olímpica ameaça Área de Proteção Ambiental e Recuperação Urbana (APARU) do Jequiá.


Após a longa luta contra a instalação de um terminal pesqueiro na Ilha do Governador, e a vitória alcançada neste mês com a aprovação do projeto de lei da Câmara Municipal que vetou sua construção no bairro; agora os moradores insulanos se deparam com a possibilidade de construção de uma vila olímpica em um terreno da Marinha, dentro dos limites da APARU do Jequiá.
Um sonho antigo dos insulanos está prestes a se tornar um enorme pesadelo. O projeto da Vila Olímpica do Jequiá, orçado em R$ 19.153.656,61, deve durar um ano e seis meses. A Vila Olímpica da Estrada do Rio Jequiá contará com um terreno de 26.817m², sendo que 17.547m² serão de área construída apenas com a Vila.
Os moradores da Ilha não são contra a construção desse empreendimento, somos contra a sua localização. O local escolhido, com entrada pela Estrada do Rio Jequiá, entre os bairros do Zumbi e da Cacuia, está dentro da Área de Proteção Ambiental e Recuperação Urbana (APARU), onde existe o manguezal do Jequiá.
Os manguezais podem ser considerados um dos mais produtivos ambientes naturais do Brasil. São ricos em alimento, servindo de abrigo para diferentes espécies animais e também funcionam como um filtro biológico, retendo terra e outros materiais trazidos pelos rios, evitando que escoem para o mar.
O Jequiá é uma região ambientalmente tão rica que se impôs a necessidade de ser preservada. Para isso o município do Rio de Janeiro criou a APARU do Jequiá através do Decreto Municipal 12250/93, com 147 hectares, abrangendo o Manguezal do Jequiá, o Morro do Matoso (sambaquis), a Colônia de Pesca Z10 e uma área remanescente de Mata Atlântica. As APARUs são áreas de domínio público, dotadas de características ecológicas e paisagísticas notáveis, nas quais o município regulamenta o uso e ocupação do solo e restauração de suas condições ecologias e urbanas. 


O Prefeito Eduardo Paes e o Sub-prefeito da Ilha Vitor Accioli que deveriam proteger e cuidar do meio ambiente dão exemplo negativo aos jovens e à toda população ao sorrirem ao lado do mega projeto que destruirá o manguezal do Jequiá.

Vila Olímpica do Jequiá

A ideia surgiu no governo Conde, na década de 90, quando o secretário municipal de Esportes, José de Moraes Corrêa Neto, que é da Ilha, propôs a construção da vila olímpica. O plano não foi adiante e volta agora no governo de Eduardo Paes.
Em dezembro de 2010, a Rio-Urbe (Empresa Municipal de Urbanização) abriu uma licitação, pelo critério de menor preço, para a implantação da Vila Olímpica da Ilha do Governador. A Prefeitura investirá R$ 19,1 milhões nas obras que devem durar um ano e seis meses, a contar do início dos serviços.
O que os moradores da Ilha perguntam é: A devastação da APARU do Jequiá e o desrespeito ao meio ambiente irão acontecer? Ou  Decreto Municipal 12250/93 
será respeitado e o Manguezal do Jequiá salvo? Já existe uma licença ambiental para iniciar as obras da Vila Olímpica?

Essas perguntas estão incomodando muito o sono de vários insulanos, pois o desmatamento já está ocorrendo, conforme foto abaixo. 



APARU do Jequiá: Acesso pela Rua Arriba

6 comentários:

  1. A ilha precisa sim de uma vila olimpica e, principalmente, de uma escola tecnica!
    quem gosta de mangue é carangueijo, transformem a ilha em um bairro melhor, com hospitais decenttes, escolas decentes e area de laser decente.

    ResponderExcluir
  2. A Ilha precisa sim de uma Vila Olímpica, de Escola Técnica, hospitais decentes mas nada disso a custo de uma Área Ambiental de Proteção Permanente. E a Ilha para ser um bairro melhor não deve sair por aí destruindo e sim preservando. Quem acha que manguezal só é bom para carangueijo não entende nada e não tem a menor noção da importância de um ecossistema como esse. O melhor a fazer é ler mais e estudar mais sobre o assunto. Os moradores da Ilha precisam de viver bem com qualidade e não serem enganados por politiqueiros interessados apenas em si.

    ResponderExcluir
  3. concordo com vc Teresinha Victorino, mas os mangues não serão destruidos, apenas os campos de futebol da vila panamericana.

    ResponderExcluir
  4. Kratos, mais de 400 mangues já foram destruídos, vou postar algumas fotos criminossas de máquinas da prefeitura derrubando as árvores.

    ResponderExcluir
  5. engraçado o prefeito e o subprefeito entraram dentro da colonia z10 pois na subprefeitura quando vai se procurar ele para resolver os probelemas da comunidade a resposta que se escuta de uma senhora é que não pode ´pois ali se trata de uma invaão quero saber se ali mora só as garças pois somos pessoas normais somos eleitores é cidadães pagamos nossos impostos ate de 1 kuilo de arroz que compramos pois tenha mais um pouco de respeito com os moradores

    ResponderExcluir
  6. comcordo com a senhora pois eles querem fazer vila olimpica se eles querem acaba com tudo que a natureza nos dar pois estou vendo uma foto do prefeito com o subprefeito dentro da colonia z10 o é ela existe no mapa da prefeitura porque se procura para resolver algumas coisas da comunidade ela não existe

    ResponderExcluir