quarta-feira, 30 de junho de 2010

Carta ao Presidente Lula - Terminal Pesqueiro na Ilha, NÃO!

Rio de Janeiro, 29 de junho de 2010.

Sr. Presidente,

Sou moradora há 39 anos da aprazível Ribeira, na Ilha do Governador, presenciei nestes anos várias agressões ao bairro, aterros, posse de terrenos públicos,abandono. Bairro histórico, residencial e aconchegante mesmo impactado pelas imposíções dos mandantes de nossas terras, vem superando com a determinação de seus moradores e visitantes e hoje, após a equivocada transferência da estação das Barcas S.A. para o Cocotá, é o principal pólo gastronômico da Ilha do Governador. Conhecida por oferecer serviços de boa qualidade e simpatia aos seus visitantes, a Ribeira com suas ruas extreitas recebe um grande número de carretas durante o dia por causa das duas multinacionais que ali se localizam. Porém, querem-na impor a chegada de mais 400 caminhões/dia circulando durante as 24 horas do dia em suas pequenas ruas, tirando o descanso, paz e a segurança de seus moradores. Criar um Terminal Pesqueiro Público contra o desejo da população da Ilha é uma agressão sem tamanha à cidadania e eu como cidadã e eleitora venho exigir do Presidente Lula que não permita a construção desse empreendimento em nosso bairro.

A APARU do Jequiá que compreende além de remanescente de Mata Atlântica, o Manguezal do Jequiá, que é uma Área de Proteção Permanente, recebe aves migratórias do outro continente em busca de abrigo, alimentação e reprodução, está localizado no bairro e, o suposto terreno que querem criar o TPP fica no seu entorno. A pretensa dragagem para receber embarcações irá exterminar com o Manguezal. O alargamento da Estrada Rio Jequiá só poderá ocorrer caso desaproprie os moradores da via ou aterre o manguezal, esse último é um crime contra o Meio Ambiente.

O aumento do tráfego rodoviário não será suportado nas vias da Ilha do Governador, que já tem seu trânsito caótico e apenas uma saída para o continente.

O risco para a aviação é grande com a proximidade desse tipo de empreendimento dos aeroportos, a atração de aves é um dos maiores risco que a aviação civil enfrenta nos dias atuais e o Aeroporto Internacional do Galeão localizado no bairro já é o recordista do país, imagine depois da suposta instalação do TPP. E as Olimpíadas, e a Copa do Mundo? A Ribeira fica próxima aos dois maiores aeroportos da cidade, como será que o mundo verá o Rio de Janeiro quando souber que querem implantar um Terminal Pesqueiro próximo a dois grandes aeroportos passando mais uma vez por cima da legislação, dessa vez da Resolução CONAMA Nº 4?

Presidente Lula, seja coerente aos seus princípios não permita essa brutalidade à bucólica Ribeira. Venha nos visitar, passe uma tarde ou uma manhã conosco, conheça o nosso bairro, veja com seus próprios olhos, comprove que aqui não é lugar para esse empreendimento.

Queremos sim o Terminal Pesqueiro no Rio de Janeiro, só não queremos na Ilha do Governador.

Atenciosamente,

Teresinha Malvares Victorino da Mata